Crise é uma palavra de valor relativo, subjetivo.
O que é crise para alguns, pode ser oportunidade para outros. Ou para os mesmos, por há a solução dentro do próprio problema. É só um modo pelo qual se observa a crise.
Diferente de recessão econômica que pode ser um fato. Mas ainda assim há a possibilidade de encontrar inúmeras possibilidades mesmo neste cenário.
A palavra crise alardeada pelos meios de comunicação e que parece contagiar as pessoas serve sim para desestimular a maioria e servir de desculpa para a preguiça de muitos.
Na verdade penso que estamos em crise o tempo todo. Crise de crescimento, crise de identidade, crise política vivemos o tempo todo.
Segundo o Dicionário Michaelis:
crise
cri.se
sf (gr krísis) 1 Med Momento decisivo em uma doença, quando toma o rumo da melhora ou do desenlace fatal. 2 Med Alteração súbita, comumente para melhora, no curso de uma doença aguda. 3 Momento crítico ou decisivo. 4Situação aflitiva. 5 fig Conjuntura perigosa, situação anormal e grave. 6Momento grave, decisivo. 7 Polít Situação de um governo que se defronta com sérias dificuldades para se manter no poder.
Há também no Dicionário Caldas Aulete uma definição interessante, crise é estado de incerteza ou ruptura em relação a escolhas, crenças.
Vamos analisar a própria história humana. Não estamos prontos e vivemos em constante desenvolvimento, melhorando e aprimorando a nossa própria vida e as instituições.
Viemos de sistemas embrutecidos e estamos à procura de uma sistema melhor que atenda a toda a Humanidade.
E é evidente que ainda não encontramos!
Se estamos a procura de um estado ideal é porque este não é ainda o que queremos, e obviamente estamos em meio a uma crise de incerteza e de mudança.
E isso foi sempre.
Mesmo neste estado humano acredito que ainda há coisa bem melhor pela frente. Temos muito a desenvolver em vários campos de nossa realidade, especialmente com relação a nossos sentimentos.
Nada sabemos sobre sentir. Aprendemos a reagir a sensações, mas ainda somos ignorantes e analfabetos quanto a sentimentos.
Precisamos mais e queremos mais. E isso só vamos conseguir ao preço do aprendizado e da experiência. Ou seja, ao longo de muito tempo.
E até lá viver é uma constante crise de crescimento.