Argumentos em prol de Dilma

brasil

Li na semana passada dois textos na coluna Opinião no Jornal Folha da Manhã que circula aqui em Passos e região, um deles denominado “Por quê Aécio” e outro “Argumentos em prol de Aécio” (leia este texto aqui), este último que serviu de motivação para estas linhas que seguem.

Também não tenho a mínima pretensão de estabelecer verdades, porque não reconheço  ninguém como detentor delas neste plano. Tampouco pretendo convencer alguém. Meu ofício me ensinou desde muito que nunca vou conseguir convencer a parte contrária, mas somente àquele que julga ou algum observador, quando muito.

Mas lendo e relendo os argumentos do ilustre Alberto Calixto Mattar Junior não me convenço que seja o momento de uma troca na Presidência da República do Brasil.

Isso porque o governo popular que se iniciou com Lula está no poder apenas há 12 anos, ao passo que as outras propostas que governaram o país até 2002 apenas se alternaram entre um e outro segmento da mesma ideologia, nunca dando chance para que houvesse uma efetiva participação do povo no Poder.

Ora, o Brasil não pertence a uma elite ou uma suposta elite. Pertence ao povo que está situado em seu território, para lembrar lição básica de teoria geral do Estado.  Na verdade sequer consigo compreender um Estado democrático que não seja voltado ao povo em sua totalidade.

De fato, a economia tem um crescimento abaixo do esperado, mas penso que isso é reflexo da crise mundial que vem demonstrando não ter ainda acabado conforme dão conta as notícias da forte retração mundial. Ademais, são complexidades que a experiência do neoliberalismo econômico defendido por Aécio já demonstrou não dar conta de resolver.

Ao contrário: a política neoliberal quebrou o país por três vezes somente no governo FHC e indica ser um modelo francamente falido e em decadência por todo o mundo, além de implicar em recessão e arrocho justamente ao trabalhador.

Se o governo de Dilma optou por sacrificar certo crescimento econômico e uma pequena alta da inflação em defesa de se manter os baixíssimos índices de desemprego, creio que agiu corretamente.

Os programas sociais são inquestionáveis, são exemplos mundiais, diminuíram a miséria, a fome, a desigualdade brutal e outros ícones que sempre foram símbolos de ineficácia brasileira.

Porém, estes 12 anos foram apenas o início da implantação da verdadeira modificação social, que claramente irá refletir nos avanços necessários em saúde, segurança, serviços públicos e educação, este último item o fator que finalmente irá fazer o Brasil saltar em direção ao inevitável caminho do progresso efetivo para todos.

Acerca da corrupção é claro que a punição nunca antes vista e que foi iniciada a partir de Lula deu a impressão que o problema é do partido governante ou que tenha começado com ele. Ledo e fatal engano e qualquer pessoa lúcida e de boa fé sabe claramente que os assaltantes da nação, foram os mesmos que estão dominando o sistema em vigor desde sempre. O próprio Tribunal Superior Eleitoral tem ranking que indica claramente estes dados.

Assim, não considero que 12 anos sejam suficientes para que seja implantado o projeto que retirou o país não do caos absoluto, mas do descaso absoluto com a maioria da população em benefício de uns poucos que sempre se acreditaram privilegiados.

Entendo a resistência destes, mas até eles terão que fazer como a maioria: trabalhar e lutar para construir um país melhor e uma vida melhor, e não ganhar benesses que sempre estiveram acostumados desde as capitanias hereditárias.

Evidente que também tenho críticas ao governo. Nenhum é bom o suficiente, ao menos pelo meu ponto de vista.

Mas entre os modelos apresentados não tenho qualquer dúvida e sim uma convicção inabalável de que Dilma representa a continuidade da mudança que estamos precisando implantar no Brasil para que finalmente deixemos de ser o país do futuro para sermos o país da realidade construída com o suor e sangue de um povo que merece crescer e ter as condições mínimas para ser mais feliz.

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s