Determinados filmes ficam melhores com o tempo.
Ou antes, a nossa visão da vida e experiências nos permitem fazer reflexões mais profundas sobre a mesma obra de arte que vimos anos antes, e por isso nos fazem pensar a vida e o viver.
Assim acontece com Antes que termine o dia, filme de 2002 que assisti novamente neste feriado de carnaval.
E é justamente por pensar em como vivemos distraídos das coisas essenciais, pensando mais em quantidade do que qualidade que decidi por esta dica de filme.
E são reflexões simples:
- O que faria se hoje fosse o último dia de quem você ama?
- Se esta pessoa partisse sem oportunidade de dizer adeus, o que gostaria de ter falado?
- O que faria se pudesse repetir este último dia, como seria?
Ian e Samantha formam um casal de namorados cheios de planos para o futuro e são aparentemente felizes. Porém, Ian tem foco em sua carreira e amigos, ao passo que Samantha deseja viver para o namorado e demonstrar seu amor a todo momento.
Estão vivendo um dilema: Samantha vai embora da Inglaterra e deseja que o namorado vá junto. Ele não se decide e isso acarreta o término do namoro.
Na verdade, Ian fez o que a maioria de nós faz: paga para ver e joga o problema para frente. Confia que vai ter outra chance na vida.
Mas um acidente de carro neste momento acarreta a morte de Samantha.
E é justamente o que acontece o que todos nós: arrependimento por não ter aproveitado as oportunidades, de não haver dito o que queríamos, por não demonstrar o que sentimos.
Mas Ian incrivelmente obtém a chance de repetir o fatídico dia anterior e fazer novamente as escolhas de que havia se arrependido.
O final…, bom o final você terá que assistir e se quiser me fale o que entendeu.
Afinal, amar se aprende amando, e amar verdadeiramente é doação e renúncia.
Assista ao filme, reflita e compartilhe sua opinião comigo.
Veja o trailer:
Esse filme é maravilhoso! Eu o assisti três vezes e tive a mesma impressão de que a cada vez ficava melhor! Esse filme trás muitos ensinamentos e nos leva a pensar sobre a vivência do hoje, que é a única coisa que realmente importa. Eu adoro esse filme muito por causa disso, pois ele transmite muito bem essa filosofia, que tenho me proposto a viver a um bom tempo e tem feito toda a diferença.
Abraço!
CurtirCurtir
Valeu Isaías.
Além de viver o hoje,descobrir que amar é o caminho para a felicidade e não só ser amado.
Abraço.
CurtirCurtir