Mitos que bloqueiam o progresso dos pobres

Bill Gates e sua esposa Melinda Gates divulgam anualmente uma carta sobre os objetivos, fins e perspectivas da Fundação que dirigem e leva os seus nomes.

Trata-se de uma das mais respeitadas organizações do mundo e que tem clara e franca vocação assistencial e de incentivo a programas humanitários.

E foi com muita alegria que li alguns temas que vimos repetindo há muito tempo: o mundo está melhorando e a pobreza extrema está com o tempo contado!

Na carta eles apresentam e desmontam três mitos que são alardeados como verdades por aí. E fazem isso com dados estatísticos e fatos concretos:

MITO 1 – PAÍSES POBRES ESTÃO CONDENADOS A CONTINUAR POBRES

MITO 2 – ASSISTÊNCIA EXTERNA É UM GRANDE DESPERDÍCIO

MITO 3 – SALVAR VIDAS RESULTA EM SUPERPOPULAÇÃO

Tornamos o futuro sustentável quando investimos nos pobres e não quando insistimos em seu sofrimento. Melinda Gates

Até 2035, quase não haverá mais países pobres no mundo. Bill Gates

A carta está intitulada “3 MITOS QUE BLOQUEIAM O PROGRESSO DOS POBRES” e pode ser lida na íntegra clicando aqui ou no logotipo da Fundação abaixo.

O texto do preâmbulo já merece reflexões:

“Quase todos os indicadores apontam para um mundo melhor do que nunca. As pessoas têm vidas mais longas e saudáveis. Muitos países que recebiam assistência hoje são autossuficientes. Poderíamos pensar que esse progresso impressionante seria amplamente celebrado, mas, na realidade, Melinda e eu ficamos impressionados com a quantidade de gente que acha que o mundo está ficando pior. A percepção de que o mundo não pode resolver as questões de pobreza extrema e doenças não apenas é errada – também é prejudicial. É por isso que, na carta deste ano, desmontamos alguns dos mitos que entravam o trabalho. Esperamos que façam o mesmo da próxima vez que ouvirem esses mitos”. – Bill Gates

Eu não tenho motivos para duvidar das previsões dos Gates, e você?

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s