Os ciclos

 

Das mais interessantes observações que podemos fazer na vida é o início e término de ciclos.

Sim, porque a vida é cíclica.

Passamos pela infância, adolescência, idade adulta e a velhice.

O sistema escolar é dividido em ciclos.

O próprio ciclo desta existência que é concluído com um fenômeno biológico chamado morte, mas que nada mais é que o fechamento de um ciclo para início de outro.

As dificuldades surgem quando recusamos a começar ou terminar um ciclo. E há mesmo os que se revoltam pelos ciclos alheios, sendo intolerantes com a necessidade do outro.

O término de um trabalho é recompensador quando é concluído de acordo com sua programação ou destinação.

Porém, às vezes nos apegamos mais ao processo do que ao objetivo, e aí recusamos a compreender que aquele ciclo já acabou. Exercemos o apego que nos faz muito mal.

É necessário compreender que tudo na Natureza e no Universo é cíclico, assim também tem que ser os nossos processos de execução de projetos.

Quando concluímos um ciclo de maneira harmônica, todos crescem: os que saem, os que iniciam e os que não conseguiram terminar por alguma circunstância.

A recusa de compreender a natureza gera conflito e desarmonia, portanto sofrimento desnecessário.

E este apego impede de ver que a conclusão de um ciclo implica quase que imediata e naturalmente na abertura de outro muito mais compensador, desafiante e que nos faz crescer mais ainda.

 

* Obrigado ao Centro Espírita Allan Kardec de Passos pelo maravilhoso ciclo lá vivido. 20 anos de aprendizado e de vida que nunca se apagarão na minha alma.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os ciclos

  1. Com certeza Elder, nossa vida é feita de ciclos e o término e início de um novo ciclo requer mudanças necessárias para nossa evolução moral e espiritual. Então que iniciemos os novos ciclos com resignação! Abraço

    Curtir

    • É isso mesmo Amanda.
      Também acho que é só assim que crescemos.
      Mas como estamos sempre melhorando, penso que é bom começarmos com resignação, aceitação e também entusiasmo pelas novas oportunidades.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

      Curtir

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s