Dica de filme: V de Vingança

“As ideias são à prova de balas”.

Assisti novamente ao filme V de Vingança esta semana e não poderia deixar de indicá-lo.

Trata-se de uma ficção em uma Londres futurista inspirada na história de Guy Fawkes, um soldado inglês que em 5 de novembro de 1605 tentou explodir o parlamento inglês e matar o rei.

No filme há uma distopia, que é o contrário de utopia, mostrando um futuro caracterizado por um governo opressor, totalitário, com uso de tecnologia para controle da população. O governo é liderado por um fanático religioso, moralista e tanto ele quanto os demais membros do governo são corruptos e hipócritas.

É justamente contra este governo que “V” deseja uma vingança pessoal, mas que acaba por ser uma vontade coletiva ante os desmandos. A metáfora se torna interesse e se relaciona com o nosso tempo justamente pela influencia da mídia, pela manipulação das informações, o perigo de abrir mão da faculdade de pensar e de decidir, e finalmente que a capacidade de se libertar de qualquer processo de tirania e opressão está somente com o povo.

Uma outra visão que obtive com o filme é que o amor fez o protagonista repensar sua vingança, pois os dramas da vida realmente podem nos tornar insensíveis, mas somente o amor e a dedicação podem nos levar ao perdão e a compreensão das aparentes injustiças que acontecem.

Por fim, a máscara utilizada no filme lembrando Guy Fawkes esteve e está bastante em uso aqui no Brasil desde os protestos de junho último.

“O povo não tem que temer seu governo, o governo é que tem que temer seu povo”.

Assista ao filme, reflita e compartilhe sua opinião comigo.

Veja o trailer:

 

 

 

 

 

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s