Matança no Fórum

Há determinadas situações que acontecem em alguma região ou cidade que influenciam as gerações futuras até mesmo de forma inconsciente.

Hoje completa exatamente 104 anos de um fato político ocorrido em Passos. A famosa tragédia do Fórum que houve em 26/09/1909, que inclusive inspirou o conhecido romance Chapadão do Bugre de Mário Palmério.

Infelizmente não tive tempo e condições de aprofundar o tema como gostaria, que é a respeito desta influência no inconsciente coletivo e espiritual sobre determinadas regiões em razão de fatos que deixaram marcas.

Era uma época de intensa rivalidade política, na qual eram resolvidos na força, intimidação e violência. Era a época de coronéis e jagunços.

Um destes coronéis, chefe político em Passos teve um desentendimento com um advogado que desempenhava o cargo de promotor público em uma cidade vizinha. Coronel acostumado a impor sua vontade, não levou desaforo pra casa. Este foi o Coronel Neca Medeiros.

O grande problema é que o outro, o promotor que foi humilhado, também líder político, teve uma grande ascensão, assumiu o cargo de Presidente do Estado de Minas Gerais (equivalente ao atual governador), este o Dr. Venceslau Braz, que no futuro viria ser Presidente da República.

Nesta briga por dominação política houve um plano do governo do Estado para eliminar a corrente política adversária. O plano inicial era matar dezoito líderes políticos, mas deu errado e só conseguiram matar três, dentre eles o Cel. Neca Medeiros, chefe do executivo na época (que é o cargo equivalente a prefeito).

Esse é um resumo bem sucinto, mas para o aspecto a enfocar hoje é o que interessa.

Depois do ocorrido houve uma espécie de acordo uma espécie de acordo para não condenar ninguém, o que não foi bem aceito pela família das vítimas, a quem só restou foi reclamar e tiveram voz no Senado através de ninguém menos que Rui Barbosa.

Acho impressionante a repetição de padrões, de comportamentos e esta reflexão ficará para outra oportunidade.

Saiba um pouco mais clicando aqui (material produzido pela Fundação de Ensino Superior de Passos).

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s