Dica de filme: Gandhi


Já que hoje (21/09) é o Dia Internacional da Paz nada mais propício do que o filme Gandhi.

Lançado em 1982, trata-se de uma obra prima do cinema que demorou 20 anos para ser concluída, e foi agraciada com 9 Oscar em 1983.

É um drama biográfico de Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma (grande alma) Gandhi, que dispensa qualquer apresentação, o qual foi interpretado magistralmente pelo ator Ben Kingsley (que ganhou o Oscar de melhor ator).

O filme apresenta o jovem e idealista advogado Gandhi recém-formado na Inglaterra e que vai trabalhar na África do Sul. A sua expulsão da primeira classe de um trem inicia sua luta contra a discriminação racial, mas o leva a perceber que os problemas do povo indiano iam bem além disso, consistindo em extrema pobreza e exploração.

É impossível destacar um ponto alto do filme, que é marcado por cenas impressionantes como a do célebre massacre em Amristar, que chamou a atenção da opinião pública internacional sobre o problema, e a marcha até o mar para extração do sal, como direito do povo indiano.

Além da luta pela libertação da Índia do domínio britânico, é tocante a capacidade de unir hindus e muçulmanos em torno de um ideal, assim como é possível ver a intolerância religiosa que deu origem à divisão político-religiosa entre estes que culminou com a divisão da região em dois países, a Índia e o Paquistão.

Nada mais emblemático para falar em paz do que falar na vida de Gandhi, seus princípios e ideais que devem não só emocionar, mas influenciar as nossas vidas como exemplo a ser seguido.

Assista ao filme, reflita e compartilhe sua opinião comigo.

Veja o trailer:

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s