Já que hoje (21/09) é o Dia Internacional da Paz nada mais propício do que o filme Gandhi.
Lançado em 1982, trata-se de uma obra prima do cinema que demorou 20 anos para ser concluída, e foi agraciada com 9 Oscar em 1983.
É um drama biográfico de Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma (grande alma) Gandhi, que dispensa qualquer apresentação, o qual foi interpretado magistralmente pelo ator Ben Kingsley (que ganhou o Oscar de melhor ator).
O filme apresenta o jovem e idealista advogado Gandhi recém-formado na Inglaterra e que vai trabalhar na África do Sul. A sua expulsão da primeira classe de um trem inicia sua luta contra a discriminação racial, mas o leva a perceber que os problemas do povo indiano iam bem além disso, consistindo em extrema pobreza e exploração.
É impossível destacar um ponto alto do filme, que é marcado por cenas impressionantes como a do célebre massacre em Amristar, que chamou a atenção da opinião pública internacional sobre o problema, e a marcha até o mar para extração do sal, como direito do povo indiano.
Além da luta pela libertação da Índia do domínio britânico, é tocante a capacidade de unir hindus e muçulmanos em torno de um ideal, assim como é possível ver a intolerância religiosa que deu origem à divisão político-religiosa entre estes que culminou com a divisão da região em dois países, a Índia e o Paquistão.
Nada mais emblemático para falar em paz do que falar na vida de Gandhi, seus princípios e ideais que devem não só emocionar, mas influenciar as nossas vidas como exemplo a ser seguido.
Assista ao filme, reflita e compartilhe sua opinião comigo.
Veja o trailer: