Egoísmo + cultura de aparências + consumismo + ostentação + individualismo = uma crise global.
Em tese estes valores estão por trás da crise de 2008 que assolou os Estados Unidos e teve reflexo em todo mercado financeiro mundial, e da qual acredito ainda não se recuperaram.
Aliás, nem sei se vão recuperar. Eu penso que este modelo de capitalismo em vigor não se sustenta por muito tempo, e acho que morreu naquela oportunidade mas ainda não se deram conta.
Esta realidade foi retratada na ficção do cinema em Margin Call – O Dia Antes do Fim.
O filme é inspirado nos acontecimentos anteriores à crise de 2008, e mostra a que preço o modo de vida com estes valores já citados é sustentado.
É uma realidade amarga e crua de como se deram os equívocos e irresponsabilidade que causaram um prejuízo mundial de trilhões de dólares, e foram desencadeados pela falência do banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, uma instituição tradicional fundada em 1850.
Isso acarretou um efeito dominó que influenciou todo mercado financeiro mundial e pode ajudar a compreender um pouco do perverso sistema em que vivemos, mas que ninguém reclama porque também se beneficia dele de alguma forma.
Assista ao filme, reflita e compartilhe sua opinião comigo.
Veja o trailer: