Razões científicas para sorrir

Reproduzindo artigo do blog da Sociedade Brasileira de Coaching:

4 Razões científicas para você sorrir

Sabe aquele ditado que diz: “Sorrir é o melhor remédio”? Ele faz muito sentido no universo científico, uma vez que o sorriso ajuda a reduzir o estresse, traz benefícios ao corpo e à mente, e altera positivamente o estado emocional que melhora o bem-estar.

Estudos sobre a Ciência dos Sorrisos indicam que uma boa dose diária de sorrisos faz muito bem à saúde e pode ser o melhor remédio para você e sua família. Por isso, listamos 4 razões para você sorrir, sempre:

O sorriso faz bem à mente e ao corpo

Especialistas afirmam que o sorriso traz benefícios à mente e ao corpo, auxiliam o bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos.

O sorriso ajuda a eliminar tensões:

O sorriso é, comprovadamente, uma das maneiras mais eficientes de se comunicar. De acordo com uma pesquisa realizada em 2007 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a comunicação entre os seres humanos acontece 93% de forma não verbal e somente 7% verbal. O estudo mostrou ainda que, ao sorrir, aproximadamente 17 músculos são trabalhados ao mesmo tempo, relaxando o corpo de tensões.

Sorrir melhora a qualidade de vida

Segundo a psicóloga Ana Lúcia da Silva, do Departamento de Pacientes Graves do Hospital Albert Einsten, o riso é benéfico durante o tratamento de doenças mais graves, pois altera o estado emocional que causa bem-estar e melhora a qualidade de vida.

Sorrir aumenta a atividade no organismo

Um estudo divulgado em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), aponta que o riso aumenta a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo. E mais: o sorriso vem sendo utilizado como recurso de humanização no cuidado de pacientes em hospitais do mundo todo.

Autor:

Fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, uma organização pioneira, com mais de uma década de tradição em excelência e qualidade. Master Coach com mais de 20 anos de experiência em grandes corporações globais, tais como Serasa, Votorantim, Coca-cola, Daimler Chrysler & Mercedes Benz. Formado em MBA pela FGV e possui diversas especializações em ciências do comportamento, gestão e liderança. Membro do IOC e ICC. Me siga no Google+ ou no Twitter.

FONTE: http://www.sbcoaching.com.br/blog/qualidade-de-vida/4-razoes-cientificas-para-voce-sorrir/

Anúncios

2 pensamentos sobre “Razões científicas para sorrir

  1. Fiquei com saudades de nossas Sextas no condominio Vila Formosa, não tinhamos dinheiro, nem muitos amigos,sobrava problemas complicados, mais sorriamos muito e até os vizinhos sorriam por tabela!!!! Bjs e muitas gargalhadas para o fim de semana. 🙂

    Curtir

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s