Por ALEJANDRO SALINAS
- Apple Computer, uma das gigantes da informática, foi fundada em 1975 em uma garagem em Cupertino (Califórnia), com pouco menos de US 30.000 por Wozniak e Jobs.
- O pai de Henry Ford sempre foi cético sobre as ambições de seu filho e seu sonho de construir uma fábrica de automóveis. Ford se lembrou das palavras de seu pai: “Você nunca vai alcançar o sucesso com isso. Nunca vai vender”.
- O enorme amor pela mecânica e sua obsessão para construir uma “carruagem sem cavalos”, o levou a ser apelidado de entre os seus vizinhos como “O Loco Henry”. Ao passear Ford dirigindo seu primeiro protótipo de carro (em 1896!), A multidão ria dele. Pouco depois ele se tornou um dos homens mais ricos do mundo.
- Walt Disney, fundador da Disney Company, dublava com sua própria voz o falsete do Mickey Mouse por falta de recursos.
- Ray Kroc, fundador da cadeia McDonalds, supervisionava seu primeiro restaurante verificando pessoalmente a cozinha e tirando os chicletes do chão de estacionamento.
- Sam Walton, fundador do Wal Mart (a maior cadeia de lojas nos Estados Unidos), começou a trabalhar como caixa de seu primeiro supermercado.
- Em abril de 1994, Jerry Yang (25) e David Filo (27), na época estudantes de doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade de Stanford (Califórnia) – criaram a partir de uma van estacionada em um terreno de Palo Alto o primeiro Índice de páginas da Internet organizados por categoria.
Oito meses depois, Yahoo! (assim foi chamado esse “portal” de Internet conseguia um milhão de visitantes por dia. Yang e Filo ganhou o apoio de uma empresa de capital de risco e contratou os serviços de um gestor especializado em desenvolvimento de novos negócios. Em 1998, a fortuna pessoal de cada um dos co-fundadores da empresa foi estimada pela revista Forbes em US $ 850 milhões.
- Jeff Bezos (34 anos) deixou seu trabalho como corretor da bolsa para vender livros pelo correio a partir do porão de sua casa. Ele próprio fez as malas e levou em seu próprio carro para a estação de correios. Assim começou Amazon.com, cuja entrada na Internet tornou-se um dos fenômenos mais espetaculares do negócio do século: Treze milhões de clientes em mais de 160 países. Bezos foi eleito em 1999 o “Homem do Ano” pela revista Time.
FONTE: Projeto Empreendedor