Elogie também!

Do imprescindível e excelente Defenestrando, de Daniel Polcaro.

Elogiar, a alma do negócio!

BEM10

Por mais que a existência pareça ruim e sem nenhuma solução à vista – a prazo, teremos todos os caminhos certos -, um lado bom existirá, mostrando que mesmo a pequena luz na escuridão é capaz de mostrar que ela continuará a sinalizar nas piores das situações.

Pensando nessa forma de ver o lado bom das coisas, e principalmente das pessoas, lembrei de uma dessas infinitas listas de itens finitos para ter o sucesso, rápido e fácil – há de lembrar que se o sucesso fosse tão rápido e fácil teríamos tantas pessoas bem sucedidas que não ter sucesso seria o maior sucesso. Um dos itens era sempre elogiar seu concorrente.

Fiquei por entender aquela atitude, que numa lista para ser mais parecia pura demagogia. Mas como nada está solto no universo, aquele ensinamento empresarial fez com que eu abrisse a mente para pensar de um lado mais positivo, e não só no ambiente profissional.

Deixamos de enxergar o que bom o outro carrega, o que acrescenta. Damos um valor mais que indevido ao que o alvo da sua mente não fez ou executou erroneamente. E quantas vezes você reconhece que, em outras inúmeras situações, esse alvo realizou algo certo, que acrescentou para ele e para a sociedade?

Reconhecer, até aos que denominamos inimigos, um lado bom é essencial para o bem estar coletivo. Não há quem não tenha um talento, uma força de vontade, uma produção que arranque elogios – que devem ser pronunciados, a princípio da nossa inferioridade em ver a nobreza no próximo, na mesma quantidade que ainda falamos mal do semelhante.

Só enxerga o ruim quem vê o melhor, maior.

Ou seja, quando insistimos no suposto erro do outro é porque algo maior nessa pessoa nos incomoda e não pode ficar maior do que o defeito que potencializamos.

A tarefa necessária de elogiar não quer dizer bajulação, puxa-saquismo. Quer dizer reconhecimento, quer dizer mostrar para o outro que você enxerga o valor dele. Essa atitude, se desempenhada pelas pessoas com frequência, fará com que a harmonia de ambientes como o profissional fique melhor, que ambientes familiares fiquem melhor.

Não há quem contribua, de alguma maneira e mesmo que involuntariamente, por onde passe. É preciso fazer mais e melhor – e quando essas atitudes forem conscientes, será a transformação necessária que todos nos precisamos para construir um mundo realmente melhor.

Elogie. Alguém ao seu lado merece.

Coluna veiculada na fanpage QUANDO EU MUDO, O MUNDO SE TRANSFORMA.

Veja na fonte: Defenestrando.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Elogie também!

  1. Parabéns Elder! Realmente eu acredito nessas palavras! “Só enxerga o ruim quem vê o maior, melhor”. Eu estou vendo o clima de desgraças e violência crescendo muito nos últimos dias e é muito difícil não se abalar! Eu estou muito chocado e indignado com tanta violência, maldade, corrupção, falsidade, injustiças e por aí. Mas isso, ao invés de me desmotivar, está me dando ainda mais força para escrever e transmitir ideias de paz e de esperança. Enfim! Essa minha mensagem é mais um desabafo que comentário. Muita força! Você está fazendo um trabalho muito bonito! Siga em frente e eu vou seguindo aqui também!

    Curtir

    • Olá Isaías.
      Valeu!
      Mas quem merece parabéns é o Daniel Polcaro, do Defenestrando.
      Na verdade tenho visto alguns blogs que apresentam uma convergência incrível.
      O bom é ver que não está sozinho. Que mais gente pensa igual. Em espalhar o bem e falar para as pessoas pensarem.
      Não se preocupe com o grito dos maus. É passageiro. É como se fosse um último suspiro. Vai passar.
      E aí meu amigo, vamos finalmente ver realizar uma sociedade mais justa e fraterna.
      E não é para isso que estamos lutando?
      Grande abraço e força sempre.
      //

      Curtir

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s