Reclamação e cidadania

No Jornal Folha da Manhã que circula aqui em Passos e região, tem uma coluna chamada Seção Livre na quais leitores fazem reclamações diversas.

Os alvos preferidos são a Prefeitura, serviço de água e pronto socorro, com reclamações de filas, buracos nas ruas e matos nos lotes.

Uma delas chama a atenção pelo esclarecimento interessante e desfecho inesperado.

Eis a reclamação e a foto (que também pode ser vista aqui no site do ClicFolha):

Moradora da rua Pedro Ponciano de Freitas, no Jardim Cidade, região do bairro São Francisco, em Passos, se diz indignada com a prefeitura porque tem privilegiado algumas ruas da cidade com limpeza geral. Ela cita como exemplo a rua Waldemar de Melo Horta, que fica entre a avenida Arlindo Figueiredo e São Francisco de Assis, no Jardim Cidade II. “Semana passada, praticando caminhada no final da tarde, passei pela referida via e notei que ela estava uma beleza. Sem mato, lixo e até os meio-fios pintados de branco. Parecia que eu estava em outra cidade, em outro país. Fiquei revoltada porque lá deve morar alguém influente no município, autoridade ou até mesmo funcionário da prefeitura ou parente do prefeito para receber esse tipo de privilégio. Na minha rua e demais em toda a região é a maior sujeira, muitos buracos, terrenos baldios etc. Fica aqui, de público, o meu protesto”.

Foto de Fão Tavares, do ClicFolha

Pois bem.

Alguns dias depois li na seção de comentários pela internet na página, a informação de um morador da mesma rua:

Eu moro na rua Waldemar de Melo Horta e digo que um grande privilegio sim, mas por ter um vizinho que pegou sua enchada e limpou e pintou não cobrando de nós nada disso. Pode perguntar a todos que vimos este trabalhando todos os dias debaixo de sol forte. Obrigado vizinho somos gratos.

Que bacana!

Um exemplo de cidadania e de um bom vizinho.

O morador viu a rua em estado de abandono e descaso, não sei se ele reclamou na prefeitura ou com os vizinhos, mas o fato é que ele deixou seus afazeres para fazer um bem para aquela coletividade.

Não estou dizendo que não devemos reclamar. Muito ao contrário. Penso que o exercício de cidadania deve melhorar e muito ainda no Brasil, pois a maioria só grita, xinga, mas não faz isso de uma forma eficaz.

O fato é que devemos repensar nossa atitude de dependência do Poder Público, pois se ficarmos esperando alguém vir melhorar a nossa condição de vida vamos morrer sentados.

Parabéns ao anônimo morador pela sua iniciativa de melhorar a via onde mora.

Não se trata de fazer um serviço para a prefeitura ou para o Estado, mas unicamente de melhorar a própria condição.

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s