O que nunca deve ser dito no trabalho

Reproduzo uma matéria da Revista Forbes que está no Portal Terra.

Quem  já trabalhou em qualquer empresa com mais de dois funcionários, sabe que estas situações são realmente desagradáveis e depõem contra o funcionário.

A maioria dos trabalhadores tem mentalidade de escravo. Trabalha porque é obrigado, e não porque isso lhe dá uma retribuição, um crescimento, um aprendizado e uma possibilidade de planejar uma vida melhor.

A reportagem da revista  Forbes teve como base o livro Apresentações e conversas que dão resultado, da especialista em carreiras Darlene Price que entrevistou vários diretores e líderes em diversas empresas e seguimentos.

A especialista afirma que em um ambiente de trabalho onde os empregadores devem ser de ponta, competitivos e rentáveis, funcionários que usam determinadas frases provavelmente serão substituídos por aqueles que transmitem uma atitude mais positiva, espírito de colaboração, comportamento pró-ativo e comportamento profissional.

Confira 13 frases que não devem ser ditas no ambiente de trabalho:


1- “Isso não é justo”
Um colega recebeu um aumento, você não. Ele foi reconhecido, você não. Segundo a especialista, injustiças acontecem no trabalho e no mundo todos os dias. Isso não é desculpa para usar essa frase no mercado de trabalho e ficar reclamando o tempo todo. Uma póstuma melhor é documentar os fatos, construir um caso, e apresentar um argumento inteligente para garantir a mudança.

2 – “Isso não é problema meu”, “Esse não é o meu trabalho” ou “Eu não ganho o suficiente para isso”
Conforme a especialista, independentemente do quão inconveniente um pedido possa ser, ele é importante para a outra pessoa ou ela não teria te perguntado. Portanto, como um membro da equipe, uma prioridade é se preocupar com o sucesso dos outros e fazer o que foi pedido. Uma atitude despreocupada, individual e egoísta rapidamente limita a progressão na carreira, conforme Darlene. No entanto, ela afirma que isso não significa que você tem que dizer que sim, mas significa que você precisa ser articulado quando dizer não e ponderar suas razões.

Conforme a revista, se o seu chefe faz um pedido razoável, em vez de dizer que você não ganha o suficiente para isso, você deve perguntar qual tarefa que faz atualmente deve ficar de lado para realizar a solicitação. Isso mostra que você sabe trabalhar em equipe, mas também lembra seu chefe da sua carga de trabalho atual e estabelece expectativas realistas.

3 – “Eu acho que …”
Segundo a especialista, é melhor evitar esse tipo de colocação que aparece uma forma fraca de se comunicar no trabalho, especialmente com clientes. O melhor é optar por expressões que mostram mais confiança e ser mais assertivo.

4- “Sem problema”
Quando alguém lhe agradece, a resposta cortês e educada é “obrigada você”. A resposta “sem problema” não dá valor à outra pessoa e implica que a mesma situação poderia ter sido um problema em outra circunstância. O melhor, nesse caso, é agradecer corretamente.

5 – “Eu vou tentar”
Quem fala que vai tentar indica que a obrigação que lhe foi imposta pode não ser realizada em tempo hábil, diz a publicação. Essa frase implica a possibilidade de fracasso. Assim, o ideal é substituir a palavra “tentar” pela “fazer”. Esta mudança aparentemente pequena diz muito, acrescenta ela.

6 – “Ele é um idiota”, “Ela é preguiçosa” ou “Eu odeio essa empresa”
Nada acaba com uma carreira mais fácil que xingamentos, conforme a especialista. Eles não só revelam imaturidade como são expressões responsáveis por provocar situações desastrosas. Ela ressalta ainda que é preciso evitar indelicadezas e julgamentos que inevitavelmente vão refletir negativamente sobre você. Caso exista uma verdadeira reclamação sobre alguém ou algo, é preciso comunicar a questão com consideração, tato e neutralidade.

7 – “Mas nós sempre fizemos isso dessa maneira”
Os líderes mais inovadores valorizam pensamento criativo e habilidades para resolver problemas de seus funcionários e de uma só vez esta frase revela o oposto: um funcionário inflexível, preso no passado e com a mente fechada. É interessante dizer “essa é uma ideia interessante”, “vamos ver como isso funciona” ou “vamos discutir os prós e os contras”.

8- “Isso é impossível” ou “não há nada que eu possa fazer”
Essa resposta não é permitida já que é impossível ter certeza de que o funcionário considerou todas as soluções possíveis. A fala parece pessimista e mostra uma perspectiva passiva e sem perspectiva, diz Darlene. A especialista afirma que esta abordagem é raramente valorizada no local de trabalho e o empregado tem que comunicar através de suas palavras como pode contribuir para melhorar a situação.

9- “Você deveria ter” ou “Você poderia ter”
Você provavelmente não ficaria feliz se alguém dissesse: “você poderia ter tentado um pouco mais” ou “você deveria ter me dito isso mais cedo”. Conforme a revista, as possibilidades são formas de causar sentimentos de culpa e apontar cuidados. Em vez de fazer alguém se sentir mal, ainda que por um motivo válido, para garantir o bem estar no ambiente de trabalho é preciso não fazer julgamentos e dizer “No futuro, eu recomendo “

10 – “Vocês são”
Reserve a expressão para conversas amigáveis e evite usá-la no ambiente de trabalho. É uma expressão coloquial que reduz o nível de profissionalismo e deve ser trocada por “organização” e “equipe”.

11 – “Eu posso estar errado, mas …” ou “Isto pode ser uma ideia idiota, mas …”
Essas frases reduzem a credibilidade do que é dito e diminuem seu impacto. Por esta razão, é preciso eliminar qualquer frase que diminui a importância de quem você é ou reduz a importância do que você pode contribuir. Em vez disso, faça valer a sua recomendação de outra maneira como, por exemplo, “para reduzir os custos de viagem e aumentar a eficiência, eu recomendo que a reunião trimestral seja conduzida online”.

12- “Você não acha?” ou “Ok?”
Essas palavras são consideradas excessivamente cautelosa e não comprometedoras. Se o trabalhador quer comunicar uma mensagem de maneira confiante comandante e convencer as pessoas, é melhor mostrar que tem certeza do que está falando, diz a Forbes.

13- “Eu não tenho tempo para isso agora” ou “eu sou muito ocupado”
Conforme a especialista, mesmo que essas afirmações sejam verdadeiras, ninguém quer sentir-se menos importante do que algo ou alguém e para promover relações positivas e transmitir empatia é melhor dizer “eu ficaria feliz em discutir isso com você depois de minhas reuniões matinais” ou “posso ir ao seu escritório mais tarde”.

Fonte: Agência da Notícia  | TERRA

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s