Homenagem aos Professores

“O professor se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influência”. Henry Adams

Dispensável falar da importância do professor na nossa vida.

Recebi o texto abaixo da querida amiga Marília de Souza Neves, excelente e exemplar professora em São Sebastião do Paraíso

Parabéns a todos os idealistas que construem o nosso Brasil melhor!

                        Carta ao meu Amigo Diário

                                           Marília de Souza Neves

São Sebastião do Paraíso, 15/10/2012

Caro diário:

Depois de uma jornada exaustiva, cheguei à minha casa e o Senhor Trabalho ainda tinha algumas pedidos a me fazer: corrigir provas, planejar aulas, elaborar avaliações, além de dar assistência à família.

Antes, porém, para revigorar minhas energias, tomei um banho e pronto estava para o próximo turno que me aguardava ansioso.

Arregacei as mangas e, rogando forças ao Pai, pus os neurônios para se remexerem.

Enquanto brigava com meus olhos a fim de que se mantivessem abertos, ouvia as súplicas dos entes queridos clamando atenção. Olhe, estimado amigo, não é fácil trabalhar o dia todo, trazer serviço para casa e ainda dar conta da família. Sei que os que reclamam estão certos, afinal, o lar é nosso esteio. Mas, qualquer barulho, ultimamente, tem me importunado.

Nisso, a madrugada já começava a dar o ar de sua graça…

Depois de esgotar minhas forças malhando meu cérebro e arrastando meu corpo, enfim, caí na cama – tal um semimorto.

Todavia, não pense que meu filme se encerrara, não, viu? Para completar essa historinha diária, sonhei a noite toda! Adivinhe com quem? Com os alunos, é claro! (kkkkkkkkkkkk…).

Quando o celular começou o seu cantarolar sistemático, convidando-me a deixar o leito, pulei assustado! Havia dormido mesmo ou continuado a maratona costumeira?

E lá fui eu pela estrada afora, todo serelepe, ao encontro dos meus anjinhos que insistem em fazer pirraça, estudar por obrigação, desorganizar os cadernos, ler pouco e se envolver em conversinhas paralelas (Há exceções, óbvio!).

Ufa! Meu dia a dia é cheio de emoções.

Embora esteja vivenciando uma época de desafios na esfera educacional, ainda acredito ser capaz de ajudar os alunos a se conscientizarem das responsabilidades que possuem enquanto cidadãos, de mostrar-lhes que podem agir no bem e transformar a realidade da qual fazem parte. Creio que a educação seja o passaporte para o progresso, pois evoluímos à medida que abrimos nossa mente, descortinamos horizontes e lutamos com os talentos de que dispomos.

Lamentavelmente, nossa classe tem sofrido diversos ataques: desrespeito de alguns alunos e de seus respectivos genitores, agressão verbal e física, bullying, indiferença, desprezo, entretanto, penso que devemos estreitar os laços que nos envolvem, formar uma equipe coesa e reivindicar nossos direitos, afinal, somos os profissionais responsáveis por mediar a aprendizagem, orientar crianças, jovens e adultos a utilizarem o conhecimento e, consequentemente, a se desvencilharem da couraça da ignorância.

Mesmo diante de tantos empecilhos, continuarei minha marcha. Sabe por que, querido amigo? Porque SOU PROFESSOR!

Obrigado por me ouvir, companheiro.

Abraços de quem luta constantemente para mudar uma nação:

Um professor consciente

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s