Eustáquio Grilo

Das maiores alegrias que podemos desfrutar nesta vida é a convivência com amigos.

Tenho um grande amigo, Messias Grilo, meu sócio e parceiro nas agruras, alegrias, labutas e lutas da advocacia.

Grilo vem de uma numerosa família que tenho a grata alegria de conhecer, conviver e ser amigo também de vários outros Grilos.

Neste fim de semana (15 e 16/09/2012) a TV Câmara exibiu no programa Talentos um pouco do talento de um deles, Eustáquio Grilo.

Dos melhores violonistas brasileiros, Eustáquio é natural de Passos, e reside atualmente em Brasília, onde leciona violão na UnB (Universidade de Brasília).

Eustáquio juntamente com outro irmão seu, o historiador e professor Antonio Theodoro Grilo, vem fazendo um interessante trabalho de pesquisa e resgate da memória musical da nossa cidade e região, através de compositores como José Negrinho, Benevenuto Vasconcellos, Cincinato Chagas, Gabriel de Assis, Tonico Silveira, dentre outros.

Pena que nós passenses conheçamos tão pouco da arte deste ilustre conterrâneo.

Abaixo os links para os vídeos dos três blocos do programa. Acompanhado do também violonista e aluno Lucas Araujo no violão de sete cordas, Eustáquio apresenta arranjos originais para obras dos compositores mencionados acima, e também para autores consagrados como Dilermando Reis e Domenico Scarlatti.

Conheça mais sobre Eustáquio Grilo aqui e aqui. E sobre o programa Talentos aqui.

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

Programa Talentos

Há tempos o violonista, professor, arranjador e compositor Eustáquio Grilo pesquisa a música quase desconhecida de autores do interior do Brasil. O fruto desse trabalho pode ser visto e ouvido neste programa em que o músico convida seu discípulo Lucas Araújo (violão sete cordas) para participação especial.
São canções de compositores como Cincinato Chagas, Gabriel de Assis e Benevenuto Vasconcellos.
Eustáquio Grilo é violonista, professor, arranjador e compositor. Nasceu em Passos (MG), onde iniciou o estudo do violão em 1960. Filho, irmão, sobrinho e neto de músicos, recebeu do meio familiar motivação, instruções, estímulo e crítica. Sem abandonar o repertório popular, logo se dedicou também ao estudo do violão clássico.
Criou os Cursos de Bacharelado em Violão da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade de Brasília. Atuou como instrumentista em concertos solo e em grupamentos camerísticos como o Quarteto Artesanal e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Lucas Araújo é gaúcho de Montenegro, graduado em Violão pela UnB. Entre outros prêmios, conquistou em 2010 o Primeiro Prêmio do Concurso “Lucas Braulio Areco” em Posadas, na Argentina.

Anúncios

Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Em breve seu comentário estará publicado. ESpero que tenha marcado o item "seguir comentários" para saber o que outras pessoas estão falando também. Ah, e se quiser: siga o blog.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s